Alunos High School e Olimpíadas Científicas participam de workshop no IPEN, na USP de São Paulo


Nesta segunda-feira, dia 7 de dezembro, alunos do High School que também participam das olimpíadas científicas nos colégio Drummond (Lorena), Emílio Ribas (Pindamonhangaba) e Fênix (Guaratinguetá), participaram de workshop sobre nanotecnologia no IPEN (Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares), na USP em São Paulo.

O workshop foi ministrado pelo Dr Kattesh Katti, da Universidade do Missouri, e fez parte do "First Workshop on Green Nanotechnology, Molecular Imaging, Theranostics, and Bio-Inspiration" do IPEN. 

O evento, de cunho acadêmico e voltado para especialistas da área, teve os alunos de High School de diversas escolas como convidados especiais. 

Após o workshop, que, assim como todo o evento, foi realizado em inglês, os alunos tiveram a chance de conhecer o IPEN: visitaram o centro de exposição do instituto, onde puderam ver maquetes dos reatores nucleares, bem como diversos compostos derivados do urânio e outros detalhes relacionados à história do instituto; conheceram por dentro o Irradiador Multipropósito de Cobalto-60, onde testemunharam a intensa luz azul gerada pela radioatividade nas águas da piscina que os protegiam da radiação; e tiveram a chance de conversar com o professor Dr. Kattesh Katti, que distribuiu bonés da Universidade do Missouri para aqueles que venceram a timidez e fizeram perguntas. 

Enquanto o grupo conversou com Dr. Katti, os professores e coordenadores que acompanhavam o grupo puderam conhecer o Reator Nuclear de Pesquisa IEA-R1, que, por normas da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), só pode ser visitado por maiores de 18 anos.

No fim do dia, apesar de cansados por terem acordado de madrugada para ir até São Paulo, todos estavam bastante empolgados e contentes com a visita. Quem sabe alguns não se inspiraram ao conhecer o instituto e o trabalho ali desenvolvido?

Conheça mais sobre o IPEN em http://www.ipen.br

Veja as fotos
© Colégio Emílio Ribas - 2019 - Todos os direitos reservados